Personagens

Personagens


Henrique Magalhães
18/12/2023

As histórias em quadrinhos apresentam-se de formas variadas, seja em seu aspecto material e imaterial, como em revistas, álbuns, livros, páginas na web; seja em seu aspecto formal: histórias longas, curtas, tiras, graphic novel, seriadas, não-seriadas. O gênero também é um elemento importante a diferenciar as histórias em quadrinhos, indo do faroeste ao super-herói, do humorístico ao policial, do infantil ao erótico, terror, aventura, ficção científica... são muitas as expressões, formando um rico universo de narrativas em imagens sequenciais.

Contudo, nada mais marcante nos quadrinhos que seus personagens. Uma boa série não abre mão deles, que não raro denominam a própria série. Alguns personagens são tão fortes que se tornam indissociáveis de seus criadores. Como pensar Henfil sem os Fradinhos, Maurício sem Mônica, Ziraldo sem Pererê?

Os quadrinhos paraibanos também notabilizaram-se por seus personagens, a exemplo de Velta, criação de Emir Ribeiro; O Flama, de Deodato Borges; Bartolo, de Cristovam Tadeu; Maria, de Henrique Magalhães; O Conde, de Tônio; Bat-Madame, de Luzardo e Anco Márcio. Este Memorial apresenta os personagens que fizeram e ainda fazem história na História em Quadrinhos da Paraíba, num resgate artístico que contempla também as criações da atualidade.


   
Escola de Ladrões
Archidy Picado Filho

Espedito
Ricardo Jaime
Flama
Deodato Borges
Olga, a sexóloga
Thaïs Gualberto
   

      Index - Autores - Edito - Eventos - Grupos - História - Personagens - Publicações
O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba
é um projeto da Associação Marca de Fantasia
Direção: Henrique Magalhães
Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672
Equipe editorial: Henrique Magalhães, Paloma Diniz
Cobaloradores: Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)
Criou-se em julho de 2013 como Projeto de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Janeiro de 2024