Personagens


Espedito, de Ricardo Jaime

Espedito

 

William Medeiros
12/2012

Espedito: o verdadeiro workaholic

Escrevi este texto por volta da meia-noite, depois de um longo e cansativo dia de trabalho – e o fiz com muito prazer – atendendo ao convite de um amigo muito especial: o autor deste livro. E por trabalhar cerca de dezoito horas por dia (incluindo finais de semana ensolarados e com cheiro de cerveja e churrasco no ar) com a mesma disposição, que já me disseram que eu sou “meio” workaholic. Sim, meio, porque workaholic por inteiro, só conheço um: Espedito. Esse sim é digno de ostentar o título.

Espedito passa o dia inteiro empilhando papéis no birô, não dá sossego à Dona Rita (a mulher do café), não se levanta da cadeira por nada (e olha que ele faz nada o dia inteiro). Nessas horas, o cafezinho é indispensável. E haja café para tanta disposição de fazer coisa nenhuma. Dona Rita que o diga! Vive correndo contra o tempo: quanto mais o tempo avança, mais ele atrasa.

Na verdade, o trabalho pesado (literalmente) de Espedito sobra para seu “pai”, Ricardo Jaime. Um gordinho de fino traço com um senso crítico de peso! Dono de um estilo de desenho único, pessoal e inconfundível, Ricardo é também portador de um grande senso de humor que só lhe falta quando seu time do coração não vence. E é com o seu melhor humor que ele retrata em tiras o dia-a-dia de Espedito na sua “cansativa” labuta diária em uma repartição que mais parece um ambiente comum ao serviço público no Brasil e que merecia tê-lo como patrono.

Vida longa e produtiva para Espedito. Mas sem muito estresse, para não comprometer a saúde.

William Medeiros é cartunista, chargista e caricaturista
Texto de apresentação do álbum Espedito n. 1, de dezembro de 2012

Mais sobre Ricardo Jaime
Espedito n. 1, o álbum
www.ricardojaimecomics.blogspot.com
www.espeditotiras.blogspot.com.br






As atribulações de Espedito, por Ricardo Jaime

      Index - Autores - Edito - Eventos - Grupos - História - Personagens - Publicações
O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba
é um projeto da Associação Marca de Fantasia
Direção: Henrique Magalhães
Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672
Equipe editorial: Henrique Magalhães, Paloma Diniz
Cobaloradores: Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)
Criou-se em julho de 2013 como Projeto de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Janeiro de 2024