Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Publicações

Traços de Trinta

Apresentação

Em meu primeiro livro publicado individualmente, apresento uma seleção de cartuns que fiz ao longo dos meus 30 anos de traços bem humorados. São trabalhos feitos, muitas vezes, sem compromisso com publicações. Uns foram feitos sob encomenda; outros, rabiscados em guardanapos de mesa de bar; mais alguns que foram inscritos e até premiados em salões de humor; uma parte foi publicada no Jornal da Paraíba e outro tanto não passa de rascunhos desengavetados em meio a uma montanha de papel – sim, sou daquele tipo insuportável que nunca está satisfeito com o resultado do seu trabalho e raramente finaliza um. Mas, por sorte, tenho o outro péssimo hábito de nunca jogar uma folha de papel riscado no lixo. Sempre guardo cada rascunho como se um dia fosse concluí-lo. Daí minha dificuldade em reunir material para publicar um livro. Não fosse a insistência e a paciência da minha esposa e filhas, este sonho jamais teria sido concretizado. Neste “Traços de Trinta” os fatos do cotidiano de pessoas normais (ou não) são retratados de forma hilária (ou não) em situações por vezes absurdas que só o cartum, com sua linguagem universal, poderia ilustrar. Temas como família, mulheres, crianças, esportes, o mundo mágico do circo e uma pitada de humor negro (meu preferido) recheiam as páginas seguintes, reunindo alguns dos meus melhores traços feitos nesses trinta anos.

William
In MEDEIROS, William. Traços de Trinta: uma seleção de 30 anos de cartuns. João Pessoa, 2013, p.4.


Cartuns e HQ do álbum Traços de Trinta, de William Medeiros

Leia mais

Cartunista William Medeiros lança compilação com trinta anos de trabalho com charges e ilustrações

André Luiz Maia
Especial para A União

O livro Traços de Trinta, primeiro livro individual do cartunista paraibano William Medeiros, terá lançamento oficial hoje, a partir da 19h, na Comic House, em Tambaú. A obra é uma compilação dos melhores trabalhos feitos por William nos últimos 30 anos, escolhidos pelo próprio como alguns dos mais representativos de sua obra. Durante o evento, o cartunista promove uma sessão de “caricautógrafos”, pois cada um dos autógrafos será personalizado com uma caricatura no lugar da dedicatória. “Ao invés de dedicar o livro, eu dedico uma pequena caricatura, simples, quase uma assinatura. Acredito que as pessoas irão gostar, afinal, quem não quer uma caricatura?”, brinca.

Também serão colocados à venda reproduções de cartuns e caricaturas impressas em fine print assinadas pelo autor, que vai desde o nonsense ao lugar comum, retratando situações cotidianas com o toque de humor necessário para abordar os mais variados temas, como circo, esportes, saúde, música, infância, família, tecnologia, ecologia e uma pitada ácida de humor negro, seu tema preferido. Apesar disso, ele acredita que este tipo de humor precisa ser tratado com responsabilidade. “A grande graça do humor negro é fazer alguém sorrir retratando um assunto que, de outra forma, seria apenas motivo de choro, mas você tem que ter limite para o humor, não se deve ofender ou trazer revolta para grupos específicos. É preciso tratar os assuntos de forma engraçada, mas responsável”, salienta William Medeiros.

Começando a trabalhar com desenho e ilustrações já aos 15 aos de idade, seu primeiro contato com esse tipo de linguagem foi através da lendária publicação O Pasquim. “Foi lá que conheci Ziraldo, Jaguar e Fortuna, mas também tive como referencia artistas como Quino, criador de Mafalda, e Sempé. Eu consegui publicar alguns dos meus cartuns no Pasquim, mas não era nada muito fixo”, relata. Em 1987, William foi premiado pelo Salão de Humor em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, prêmio que conquistou mais duas vezes, tanto em cartum quanto em caricatura.

No Salão de Humor de Piracicaba, o maior da América Latina, ganhou prêmio de primeiro lugar na categoria cartum com tema ecológico. “Fui homenageado por eles em uma coletânea que reuniu dez artistas que foram premiados pelo Salão. Meu nome estava entre figuras como Nani, Chico Caruso, Laerte, Angeli, Glauco”, lembra William. Hoje, sua principal ferramenta de divulgação dos trabalhos como cartunista é o site pessoal (www.william.com.br) e nas redes sociais, onde compartilha um cartum diariamente.

A ideia de postar nas redes sociais, para William, é algo interessante pela característica principal do cartum. “Ele se diferencia da charge por não tratar de tema político, trata de temas universais do cotidiano, com uma linguagem que possa ser entendida em qualquer local do mundo, salienta.

André Luiz Maia. Cartunista William Medeiros lança compilação com trinta anos de trabalho com charges e ilustrações. In A União. João Pessoa, 5 de outubro de 2013, 2o Caderno, p.8.

 

 

 


Traços de Trinta
William Medeiros
João Pessoa: Edição do autor, 2013, 88p. 21x21cm.

Leia mais

Cartunista William Medeiros lança compilação com trinta anos de trabalho com charges e ilustrações

 

 

 

 

 

 

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos