Memorial da
  História em Quadrinhos
  da Paraíba

 
       Index - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos  

Atualizado em julho de 2013

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães
Contato: henriquemais@gmail.com

Criou-se em julho de 2013, com fluxo constante de atualizações.

O Memorial hospeda-se no sítio da editora Marca de Fantasia e constitui-se em uma de suas seções.

 

  Grupos

Marca de Fantasia: editorial

A Marca de Fantasia foi fundada em 1995 em João Pessoa, PB, por Henrique Magalhães, como sendo uma editora independente do mercado, mas ligada ao Departamento de Comunicação da UFPB em nível de projeto de extensão. Em 2008, devido ao seu caráter cada vez mais acadêmico, transferiu-se para o Mestrado em Comunicação, da mesma Universidade, acompanhando as atividades de seu criador.


Fanzine Top! Top!, de histórias em quadrinhos

Revista Tyli-Tyli, com quadrinhos poético-filosóficos

Katita, de Anita Prado e Ronaldo Mendes, da série
Das tiras coração

Inicialmente a editora tinha três linhas editoriais: 1. Publicações seriadas, com o fanzine Top! Top!, de informações e promoção dos quadrinhos nacionais; revista Tyli-Tyli, voltada aos quadrinhos poético-filosóficos; e Imaginário!, ligada ao Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games, do Mestrado em Comunicação da UFPB; 2. Álbuns, com obras autorais avulsas, e a série Das tiras coração, com coletâneas de tiras de todo o país, mas publicadas em jornais locais ou em edições independentes; 3. Livros, com estudos sobre o universo dos quadrinhos, fanzines e áreas afins. Logo o projeto foi se ampliando, abrigando novas linhas temáticas, como a série Corisco, de revistas em quadrinhos com histórias curtas e experimentais; Maria Magazine, revista de tiras de Henrique Magalhães e convidados e Artlectos e Pós-humanos, de Edgar Guimarães, com quadrinhos ligados à Aurora Pós-humana.


Amores plurais, por H. Magalhães (org.), pela série Veredas

Vida Traçada, de Gonçalo Júnior, série Quiosque

O discurso dos Ursos, de J.J. Domingos, pela série Veredas

Os álbuns também se ampliaram com a série Biografix, com a obra seminal de autores brasileiros e Repertório, dando ênfase a propostas de quadrinhos autorais. Os livros ganharam a série Quiosque, dirigida aos quadrinhos e fanzines; a série Veredas, com estudos sobre Comunicação, Artes Visuais Linguística e Cultura Pop; e Periscópio, com as pesquisas realizadas na área acadêmica, Mestrado em Comunicação e Linguística.

O objetivo da editora Marca de Fantasia, além da divulgação da pesquisa acadêmica, é a promoção da História em Quadrinhos nacional, o resgate de sua história e autores, bem como o estímulo à criação e experimentação. Dirige-se, principalmente, aos novos autores, que não encontram espaço no mercado, seja por desinteresse comercial, seja pela excentricidade da obra.

A editora não tem fins lucrativos e visa a pesquisa e a difusão da arte e do conhecimento. Seu público potencial são os interessados em História em Quadrinhos, em particular os quadrinhos nacionais de caráter autoral e experimental. Com a ampliação da linha em direção ao meio acadêmico, conta com o interesse dos estudantes de Comunicação e Artes, que realizam pesquisas sobre quadrinhos e publicações independentes, com especificidade nos fanzines e revistas autoeditadas.

Marca de Fantasia
Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407 João Pessoa, PB. Brasil. 58045-180 editora@marcadefantasia.com
www.marcadefantasia.com

  Veja também
       
Coletivo WC        

 

 

 

 

 

 


Logotipo da editora,
pelo editor


Recriação do logotipo
por Eduardo Pinto Barbier

         Index - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos      www.marcadefantasia.com