Grupos


Lançamento da revista Sanitário na Comic House, com Jorge (presente,
mas fora do quadro), Thaïs, João,Will, Manassés, Lauro, Thiago, Ricardo e Igor

Coletivo WC

 

Henrique Magalhães
07/2013,
Reeditado em 11/12/2023

A internet abriu inúmeras possibilidades para os novos autores não só de quadrinhos, mas de todas as artes, para mostrar e divulgar seu trabalho. Foi aproveitando esse canal que uma nova geração de quadrinistas da Paraíba veio a público, cheia de entusiasmo e criatividade. O Coletivo WC – de web comics – (https://coletivowc.wordpress.com), apareceu pela primeira vez em 24 de julho de 2010, com uma tira de Thaïs Gualberto, que apresenta um humor intimista e voltado para as questões de gênero.


Tira de Olga, a sexóloga, por Thaïs Gualberto

Ao tentar definir afinal o que seria web comics o grupo problematizou em uma das primeiras postagens: “Qualquer tira, charge e afins divulgadas na internet? Então a partir do momento em que são impressas perdem essa denominação? Ou seria webcomic apenas o material produzido diretamente no computador, excluindo assim tudo que fosse desenhado no papel e posteriormente escaneado? Ou ainda, comics que necessariamente só poderiam existir no meio digital, acoplando elementos como animação, áudio ou interatividade com outros sites?” Para Samuel de Góis, do próprio coletivo, “webcomic é o meio e não a mensagem. Mas que, numa possibilidade web é claro que existe uma infinidade de recursos que no papel não é possível (e o contrario também se aplica, de certa forma)”.

O Coletivo WC inicialmente era formado por cinco quadrinista, mas sua exposição na internet acabou atraindo a adesão de muitos outros, ampliando a diversidade temática do grupo. Da internet o grupo resolveu experimentar a edição impressa, lançando primeiro um fanzine e em 2012 a revista Sanitário, numa autoparódia ao nome do coletivo. Além dessa edição impressa, o grupo circulou por festivais e outros eventos, levando a novidade dos quadrinhos paraibanos para outras paragens. Em 2013 sai mais uma edição de Sanitário, reunindo ainda mais autores e convidados e mostrando a qualidade profissional da produção, como também o capricho da bela diagramação e capa de Igor Tadeu.

Tanta diversidade autoral não deixaria de gerar o acirramento de idiossincrasias, o que é natural. Com a segunda edição da Sanitário o grupo anuncia o encerramento do Coletivo WC, prometendo uma profícua produção individual de seus autores, ou até a formação de novos grupos, guiados por outras afinidades.

 
Revista Sanitário n. 1 e 2, pleo Coletivo WC

      Index - Autores - Edito - Eventos - Grupos - História - Personagens - Publicações
O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba
é um projeto da Associação Marca de Fantasia
Direção: Henrique Magalhães
Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672
Equipe editorial: Henrique Magalhães, Paloma Diniz
Cobaloradores: Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)
Criou-se em julho de 2013 como Projeto de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Janeiro de 2024