O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Janeiro de 2017
   Evento

Tertúlia HQ: confeccionando uma revista autoral

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza mais uma edição do projeto Tertúlia HQ no sábado, 26 de novembro de 2016, em João Pessoa. A atividade deste mês dará início ao processo de confecção de um quadrinho autoral. O encontro acontece na Gibiteca Henfil no horário das 16h às 18h. A ação é aberta a todos que quiserem participar. A ideia surgiu a partir do encontro anterior, em outubro, quando ex-integrantes do Coletivo WC se reuniram e discutiram a proposta. A entrada é gratuita.

A partir da edição passada, realizada em outubro, surgiu a vontade de retomar a rotina de produção e divulgação de quadrinhos em muitos dos presentes. Alguns continuaram criando histórias em quadrinhos depois que o Coletivo WC (sigla para Web Comic) foi extinto, mas outros interromperam a produção depois do fim do grupo. Como a revista Sanitário foi uma ação considerada positiva, surgiu a vontade de se criar outra publicação, distinta mas com as mesmas características de ser uma revista produzida pelos próprios autores. A partir dessa reunião em novembro, serão amarrados os primeiros detalhes dessa publicação.

Discussões na tertúlia

Para dar prosseguimento às discussões realizadas nos encontros denominados “Tertúlia HQ”, promovidos pela Gibiteca Henfil, Thaïs Gualberto criou o grupo de discussão “Tertúlia”, no Facebook. A primeira postagem se deu no dia 28 de novembro de 2016, após a realização da Tertúlia HQ ocorrida no dia 26. Na postagem seguinte temos o relatório, ou ata, da reunião, que teve como objetivo a discussão sobre a criação de uma revista coletiva de HQ.

À reunião estiveram presentes Thaïs Gualberto, Henrique Magalhães, Paloma Diniz, Daslei Ribeiro, Marcelo Soares, Thiago C.A. Leal, Rachel Costa, Megaron Xavier e Wellington Miranda. Henrique lembrou a importância de lançar a Sanitário 3 no Social Comics em formato digital. Esta revista foi produzida, mas não editada como publicação impressa, teve campanha lançada no site de financiamento coletivo Catarse, mas não alcançou a meta orçamentária.

 
Thaïs Gualberto, Marcelo Soares; Megaron Xavier e Thiago Leal
  
Daslei Ribeiro, Paloma Diniz; Thiago Leal, Wellington Miranda, Henrique Magalhães, Marcelo Soares, Paloma Diniz, Daslei Ribeiro,
Rachel Costa e Thaïs Gualberto

Em exercício de livre criação, vários nomes foram sugeridos para a nova revista: Choque Térmico, Oxe It, Cabaceiras, Coxixola, Tarântula, Cabidela, Bestiário, Rapadura, Tapioca e Tertúlia. Decidiu-se por votação que Tertúlia seria o nome do grupo (este grupo do facebook) e Choque Térmico o nome da revista. Como tema para a primeira edição tirou-se “O amor em tempos de crise”.

Para a composição da revista pensou-se no lançamento de edital aberto a roteiristas e desenhistas enviarem seus trabalhos para avaliação. Ilustradores também podem enviar imagens para serem usadas nas capas. Os desenhistas e roteiristas que enviarem os trabalhos para ainda serem feitos podem ser selecionados em edições posteriores.

Outros pontos que poderiam constar no edital: apesar de estar inserida no contexto paraibano, a revista receberá contribuições de quadrinistas de qualquer lugar do mundo; poderá receber histórias para qualquer idade, inclusive para maiores de 18 anos.

Outras sugestões foram a criação desse canal no Facebook para a divulgação do edital e das ações do grupo; utilizar um material visando custo e benefício: papel offset 75g/m². A revista deverá ter 52 páginas e o máximo de seis páginas por autor. Deve-se, também, garantir espaço para artigos e entrevistas, não muito extensos; além de contatos e informações de todos os autores na revista.

Ao final, escolheu-se uma comissão, composta por Marcelo Soares, Thaïs Gualberto e Henrique Magalhães, para a redação da minuta do edital, a ser referendado pelo grupo. A reunião da comissão ficou marcada para 30 de dezembro, no Espaço Cultural.

H. Magalhães, com Thaïs Gualberto

Sobre Tertúlia HQ

A primeira edição aconteceu em abril deste ano, sendo promovida pelo Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da UFPB e a Gibiteca Henfil da Funesc. Na ocasião, o homenageado foi o cartunista Henrique Magalhães, ao lado de sua companheira, Maria – personagem de quadrinhos criada por ele que em 2015 completou 40 anos. Além do bate-papo sobre as relações afetivas com a personagem na voz das professoras da UFPB Nadja Carvalho (Mídias Digitais), Regina Behar (História) e Margarete Almeida (Jornalismo), foi realizada uma exposição comemorativa aos 40 anos da personagem.

Na segunda edição o projeto recebeu a presença do quadrinista e humorista Cristovam Tadeu, que conversou sobre a sua obra. Na terceira, estiveram presentes alguns dos ex-integrantes do Coletivo WC, grupo de quadrinistas paraibanos formado entre 2010 e 2013. (Circular de imprensa)

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos