Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Novembro de 2015

   Evento

Reabertura da Gibiteca Henfil, no Espaço Cultural

Quadrinhos Intuados

1o Encontro Regional sobre Histórias em Quadrinhos

Nos dias 14 a 16 de agosto de 2015 a Coordenação de Quadrinhos do Espaço Cultural José Lins do Rego promoveu o 1o Encontro Regional sobre História em Quadrinhos com ampla programação referente à arte. O evento fez parte da rubrica "Quadrinhos intuados", expressão regional que enfatiza a força e a resistência dos quadrinhos feitos na Paraíba e no Nordeste.

O primeiro dia do evento, sexta-feira 14, teve a reabertura da Gibiteca Henfil e o lançamento de As aventuras do Flama, com Deodato Filho representando o pai e Maria: quarentoha, mas com tudo em cima, com o autor, Henrique Magalhães. A volta da Gibiteca Henfil ao Espaço Cultural é uma iniciativa da Coordenadora de Quadrinhos Thaïs Gualberto, que contou com todo o apoio e empenho da diretora da instituição, Márcia Lucena e da Associação Marca de Fantasia, detentora do acervo.


Thaïs Gualberto, Coordenadora de Quadrinhos

A Gibiteca Henfil nasceu em 1990 como projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, coordenado por Magalhães e permaneceu no Espaço Cultural até o ano 2000. Mudou-se para o Curso de Comunicação Social da UFPB, depois para o Mestrado em Comunicação, onde ficou restrita à pesquisa acadêmica. A volta ao Espaço Cultural tem como objetivo fazer o inventário e a conservação do acervo, bem como torná-la mais uma vez acessível a todos os amantes dos quadrinhos.

O evento prosseguiu no sábado de 8 às 12h com a "Oficina de quadrinhos autorais" ministrada por Sirlanney, autora do livro Magra de ruim. Das 14 às 16h ocorreu a mesa redonda "Editoras independentes da região", com Luiza de Souza (Tribo), Rodrigo Acioli (Livrinho de papel finíssimo) e Henrique Magalhães (Marca de Fantasia). Em seguida, das 17 às 19h, o tema foi "Coletivos e revistas coletivas do Nordeste", com Christiano Mascaro (Ragu), Igor Tadeu (Sanitário) e Lila Cruz (Farpa). À noite teve sessão de autógrafos com John Monteiro (Cantilena) e Val Fonseca (Árvores), na Gibiteca Henfil.

No domingo, último dia do evento, ministrou-se pela manhã o "Minicurso de autor", por Themis Lima e Aureliano Medeiros (Tribo). À tarde ocorreram as mesas redondas "Eventos nordestinos de quadrinhos", com Rute Aquino (Desenquadradas), Bernardo Aurélio (Feira HQ) e Milena Azevedo (FLiQ); "O uso de quadrinhos em sala de aula no ensino de Ciências Humanas", com Paulo Emílio (UFRN) e David Rego (UFRN); e "A importância das lojas especializadas para a cadeia produtiva dos quadrinhos", com Manassés Filho (Comic House), Paulo Emílio (Comic Coffee Shop) e Larissa Martina (RV Cultura e Arte).

A programação fechou com "Music from Paraíba", com os shows de Ubrella Preta, Burgo e Feiticeiro Julião, às 20h no Teatro de Arena. Nos dias 15 e 16 de agosto também aconteceu a Feira de quadrinhos independentes, ao lado da Gibiteca Henfil, com uma boa amostra da produção regional atual. O evento dedicado aos quadrinhos fez parte da programação do "Agosto das Letras", promovido anualmente pelo Governo do Estado.

A riqueza da programação dos "Quadrinhos intuados" mostra uma mudança substancial do Espaço Cultural em relação aos quadrinhos. Se na década de 1990 houve o apoio, ainda que precário, à instalação da Gibiteca Henfil, faltava à instituição maior da cultura no estado um olhar mais producente em relação a essa arte. A criação da Coordenação de Quadrinhos e a escolha de Thaïs Gualberto para seu comando foi das mais acertadas, tendo em vista a capacidade de articulação de Thaïs no meio não só na Paraíba como no Nordeste e no país, como se viu nesse evento, que reuniu autores, produtores e livreiros do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, além da Paraíba.

Outro ponto muito positivo nos "Quadrinhos intuados" é o foco na autoralidade e na produção independente, abrindo espaço para a difusão e a reflexão sobre os trabalhos mais inovadores que se tem produzido no país e menos comprometidos com o mercado. Este pode ser o primeiro passo para a criação de uma política permanente de estímulo à produção e edição de quadrinhos no estado.
H. Magalhães


Lançamento da revista comemorativa "As aventuras do Flama", com Deodato Filho, Thaïs Gualberto, Arthur e Henrique Magalhães, além do próprio "Flama", aliás, Dadá Venceslau

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Volante do evento

 

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos