Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Publicações

Nhô-Quim 8

Editorial

O prazer de editar o Nhô-Quim é indescritível. Todos que já passaram pela “fanedição” sabem o quanto nos alegra quando conseguimos tocar os leitores de forma tão contundente como se vê na seção de cartas desta edição. Esta é a maior recompensa por um trabalho que vem sendo feito sempre com o intuito de levantar as questões mais relevantes para os quadrinhos brasileiros.

Com a mesma alegria que fecho esta edição tenho a tristeza de anunciar que esta também será a última. Por um bom tempo estarei dedicando-me ao meu doutorado sobre histórias em quadrinhos em Paris, o que torna inviável continuar com a edição deste fanzine. Não pela escassez de tempo, de informações ou estímulo para fazê-lo, mas pela impossibilidade econômica de manter um contato estreito com o Brasil.

Desta experiência vitoriosa do Nhô-Quim em sua periodicidade e, acredito, qualidade, acredito ter motivado meus colegas a levarem adiante esta batalha pela conscientização, crítica e paixão pelos quadrinhos brasileiros.

E ainda que não tenhamos frutos imediatos, que o Nhô-Quim seja, humildemente, uma semente.

Henrique Magalhães

Esta edição do fanzine, com 24 páginas e formato 22x31cm, faz homenagem a Henfil (in memorian), com a republicação da HQ “Sua excia, o protocolo”; traz a HQ “Elemental”, de Flávio Calazans e “Lampirão”, de Cristovam Tadeu; conta com a participação textual de Edgard Guimarães (BNHQ: uma saída?), Flávio Calazans (HQ sob hipnose; Roteiro no Brasil: arquitetura ou quadrinhos?), nota de protesto de Glauco Mattoso contra os critérios de premiação do troféu HQ Mix, mais artigos do editor sobre o preconceito da imprensa com relação às publicações alternativa; e sobre adaptações de personalidades da TV para os quadrinhos, com foco sobre a revista do Faustão. A farta seção de cartas apresenta o debate sobre quadrinhos entre os leitores.

   Todas as edições
 
Nhô-Quim 1
Janeiro 1990
Nhô-Quim 2
Maio 1990
Nhô-Quim 3
Julho 1990
Nhô-Quim 4
Outubro 1990
 
     
  Nhô-Quim 7
Maio 1991
Nhô-Quim 8
Agosto 1991
   

 

 

 


Nhô-Quim
Editor: Henrique Magalhães
Ano II, n. 8. João Pessoa, agosto de 1991. 24p. 22x31cm.
Facsimile em pdf

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos