Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Publicações

Nhô-Quim 3

Editorial

Desde o número anterior os mais observadores constataram que assinei sozinho a edição do Nhô-Quim. Estava devendo uma explicação aos leitores.

A idéia original era fazer um fanzine de quatro autores: eu, ZéCarlos, Gonçalo Jr. e Cassal, onde cada um desse sua contribuição de acordo com seu trabalho individual. Assim teríamos a política nos quadrinhos, críticas, nostalgia e atualidades. Seria um fanzine completo, abrangendo as principais linhas editoriais dos fanzines de hq brasileiros. No entanto, hoje percebo que isto exige um esforço de intercâmbio sobre-humano para que o fanzine não se transformasse numa salada indigesta.

Procurei, então, montar a parceria com ZéCarlos, por causa de nosso mesmo entusiasmo pelos fanzines, pela proposta semelhante no enfoque dos quadrinhos e fanzines engajados e pela identificação pessoal: nos tornamos amigos afetuosos. Mas mesmo assim alguma coisa não estava dando certo. Faltava interação, uma troca intensa de correspondência e idéias. O fanzine carecia de uma mistura para que nossos estilos se confundissem, ou se ressaltassem. Nhô-Quim tinha tudo de mim, desde a concepção gráfica até a composição dos textos. No momento que percebi isto resolvi assumir o fanzine como um trabalho pessoal.

Motivos não faltaram para inviabilizar a parceria, e todos com boa justificativa: falta de tempo, cansaço de lidar com fanzines, distância geográfica; sobretudo a distância geográfica. O bom seria conversar com ZéCarlos pessoalmente, trocar idéias, sentar numa mesa pra selecionar o material a ser publicado, responder as cartas em conjunto.

Mas a experiência não foi de todo perdida. A proposta de fazer um trabalho com ZéCarlos foi o que me fez tomar novo gosto pelos fanzines. Esta nova perspectiva de trabalho me mostrou a possibilidade de retomada do “movimento”. Só isto já foi muito importante. Espero que tenha influenciado também a alguns faneditores que já considerávamos perdidos.

Henrique Magalhães

A edição traz artigo do editor sobre o quadrinista João Mottini e crítica ao fanzine Tupiniskin, de Glauco Mattoso; Flávio Calazans escreve sobre a leitura subliminar dos quadrinhos. Mais resenhas e cartas, além dos quadrinhos de Wally, Paulo Emmanuel, Cristovam Tadeu, H. Magalhães e cartuns de Osires e Paulo Emmanuel.

   Todas as edições
 
Nhô-Quim 1
Janeiro 1990
Nhô-Quim 2
Maio 1990
Nhô-Quim 3
Julho 1990
Nhô-Quim 4
Outubro 1990
 
     
  Nhô-Quim 7
Maio 1991
Nhô-Quim 8
Agosto 1991
   

 

 

 


Nhô-Quim
Editor: Henrique Magalhães
Capa: João Mottini
Ano I, n. 3. João Pessoa, julho de 1990. 22p. 22x31cm.
Facsimile em pdf

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos