Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Publicações

Eu & outros personagens

Desde sua origem em 1963, com As aventuras do Flama por Deodato Borges, os quadrinhos paraibanos têm na ousadia da autoedição sua marca fundamental. Se no mercado nacional não há lugar para os autores das metrópoles, imagine para um estado periférico como a Paraíba! Entre nós, nunca tivemos editoras que se interessassem pelos quadrinhos, muito menos uma forma eficaz de circulação que desse sustentabilidade a esse tipo de produção.

A aventura de nossos quadrinhos começa pela autoedição, que sucede o árduo trabalho de criação e produção. Lembremos que até há bem pouco, todo autor de quadrinhos era autodidata, tinha que depender da intuição, de certo talento e de muita observação. Só recentemente temos estúdios e escolas que oferecem cursos de história em quadrinhos, formando uma geração com instrumental teórico e prático necessário para um bom nível de produção.

É com surpresa e satisfação que vemos surgir novos quadrinistas que não se intimidam com a falta de perspectiva profissional para sua arte. Os quadrinhos pulsam na alma e é no papel que se materializa o sonho autoral de algumas crianças, que se encantaram com o mundo mágico dos quadrinhos. Esse sonho é uma realidade hoje para Jailson Barros, que lançou em 18 de julho de 2013 sua revista em quadrinhos Eu & outros personagens.


Jailson Barros no lançamento da revista

Jailson sempre foi apaixonado por quadrinhos, desde criança consumia avidamente a Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, a obra de Ziraldo e mesmo a personagem argentina Mafalda, de Quino. Essa leitura incondicional deu-lhe lastro para tentar realizar suas próprias criações. Entre 1997 e 2002 foi cartazista num supermercado no Rio de Janeiro, onde criou uma mascote para a rede. De volta à Paraíba, onde reside em Bayeux, partiu para outras investidas, lançando de forma independente A turminha pré-histórica, um livro de contos rimados e ilustrados para colorir.

Com Eu & outros personagens Jailson parte para um trabalho mais filosófico, abordando de forma leve e bem humorada a questão mais profunda da humanidade: quem sou eu? A obra de Jailson pretende fazer cada leitor refletir sobre sua própria personalidade. Com traço firme, dinâmico e criativo, Jailson prova que com uma boa ideia e força de vontade é possível fazer circular sua arte, que terá o alcance de sua determinação.

Henrique Magalhães

Publicado no jornal A União, João Pessoa, 30 de julho de 2013, 2o Caderno, p.7.

Contatos de Jailson: https://www.facebook.com/#!/jailson.barros.908?fref=ts eujailsonbarros@gmail.com


Página da revista Eu & outros personagens,
de Jailson Barros

 

 

 


Eu & outros personagens
Jailson Barros de Souza
João Pessoa: Jailson Barros Edições, 2013. 36p. 14x21cm.
ISBN 978-85-8043-230-5

 

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos