Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Publicações

Medo!

Terror e malassombro em quadrinhos

Entre as décadas de 1960 e 1980 as histórias em quadrinhos brasileiras se notabilizaram pelas histórias de terror, ganhado prestígio nas editoras e no gosto dos leitores. Fala-se muito que não há mercado para os quadrinhos nacionais, contudo, esse período foi generoso com nossos autores. Essa abertura surgiu para dar continuidade à escassa produção estrangeira, perseguida pelo conservadorismo do código de ética em vigor nos Estados Unidos. Isso favoreceu nossos quadrinistas, que souberam ocupar o espaço.

Autores como Julio Shimamoto, Mozart Couto, Rodolfo Zalla, Franco de Rosa, Eduardo Ofeliano, Elmano Silva, Eugênio Colonesse, Flavio Colin, entre tantos outros, não só produziram de forma exuberante como renovaram o gênero, trazendo um tanto de brasilidade às já manjadas aventuras de vampiros, zumbis e todo tipo de malassombro. Um dos autores que mais se destacaram dessa geração foi Flavio Colin, pelo magnífico traço caricatural e por abordar em suas histórias as mitologias e causos de nossa cultura.

Alberto Pessoa descobriu Colin por intermédio das revistas Calafrio e Mestres do Terror, séries icônicas do gênero, lançadas na década de 1980 pela editora D-Arte, de Rodolfo Zalla. Apaixonou-se pelo trabalho do mestre e vive a estudar sua obra, que lhe serve de referência e inspiração. Foi para homenagear Flavio Colin que Alberto criou uma série de histórias em quadrinhos baseadas no universo mítico desse autor, buscando, de certo modo, um amálgama de seu traço. O resultado é esta edição, Medo!.

Nas HQ de Alberto não poderiam faltar os elementos convencionais do gênero: o pacto com o diabo, o morto-vivo, as forças obscuras e sobrenaturais. As histórias de terror comumente gravitam esses temas clássicos, contudo Alberto o faz com insuspeitado toque de originalidade ao tangenciar de leve a obra de Colin, ao mesmo tempo referenciando-a e inovando no traço e no conteúdo.

Um dos aspectos que impressionam no álbum Medo! é a desenvoltura do autor, que transita por vários estilos gráficos e temáticos, sempre perpassados pelo terror. Desse modo, encontramos ambientes que remetem ao faroeste, campos nevados, paisagens urbanas, nazismo e cangaço, o que oferece ao leitor um diversificado portfólio da capacidade criativa de Alberto.

Embora os quadrinhos de terror aparentemente tenham se exaurido, ou perdido o rumo das bancas de revistas por problemas estruturais de nossas editoras, há sim um grande potencial a ser explorado cujo caminho foi tão bem apontado por Colin. Alberto Pessoa é uma prova que o gênero tem fôlego para se renovar e seduzir o público.

Henrique Magalhães
Medo: terror e malassombro em quadrinhos. In PESSOA, Alberto. Medo! João Pessoa: Marca de Fantasia, 2013, p.53.


Páginas do álbum Medo!, de Alberto Pessoa

 

 

 

 


Medo!
Alberto Pessoa
. João Pessoa:
Marca de Fantasia, 2013, 56p.

Formato 14x20cm.

 

 

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos