Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Publicações

Maria: quarentona, mas com tudo em cima

Um texto curto para uma história longa. É este o ponto de partida para a comemoração dos 40 anos de criação de Maria. Não precisa muito arrodeio para dizer o essencial, é esse o espírito da personagem em suas mensagens quase telegráficas. A opção pelo formato “tira” leva em conta esse princípio, de dizer o que é preciso sem floreios. Curto e incisivo, o texto de Maria prima pela crítica política e social quase sempre ferina ou por imersões existencialistas.

Maria nasceu em 1975 na Paraíba, em pleno regime de exceção. Inspirada nas tiras críticas que circulavam nas publicações alternativas, a personagem, que inicialmente era uma solteirona em busca de companhia, logo foi se posicionando na luta contra a ditadura militar, o cerceamento das liberdades políticas, a censura, mas, também, contra os costumes arcaicos que estruturavam uma sociedade machista, racista e homofóbica.

Foi uma transição natural, seguindo o amadurecimento do autor, que se configurava no engajamento em movimentos sociais como o estudantil e as ditas “minorias”, em particular o movimento gay. Maria tornou-se a porta-voz de boa parte de uma geração que compartilhava as angústias e esperanças de transformação, buscando construir no grito e na coragem um melhor porvir.

Esse percurso da personagem já foi descrito detalhadamente na edição de 30 anos, lançada pela Marca de Fantasia em 2005, portanto não vamos repetir a história. Esta edição de Maria, que comemora seus 40 anos, partilha com os leitores sua fase mais recente, com tiras que mostram a Maria de sempre em sua verve crítica, mas renovada em suas temáticas, pois que refletem os conflitos quotidianos.

Henrique Magalhães

Maria faz 40 anos em álbum comemorativo

Uma das personagens mais longevas dos quadrinhos paraibanos em atividade - ao lado de Velta -, Maria completa 40 anos e mantém viva a verve crítica, sempre com boa dose de humor. Para marcar o feito, o autor Henrique Magalhães lança álbum com as tira mais recentes, para registrar sua trajetória.

Sempre acompanhada de Pombinha e Zefinha - seus contrapontos vivenciais e ideológicos - Maria não poupa as idiossincrasias dos atores que fazem de nossa vida cotidiana uma verdadeira tragicomédia, com suas ações políticas desastradas e, por vezes, perversas. Maria leva tudo com bom humor - e com certa porção de ira, já que é tão "humana" quanto qualquer dos leitores. HM


 

 

 

 


Maria: quarentona, mas com tudo em cima
Henrique Magalhães
Série Repertório, 21
Paraíba: Marca de Fantasia, 2015, 60p. 16x23cm.
ISBN 978-85-67732-31-2.

2a edição, digital
2015, 63p. Arquivo em pdf. (baixe aqui)
ISBN 978-85-67732-32-9.

 

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos