Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Dezembro de 2014

   Personagens - Maria


Maria

Maria surgiu em 1975, no bojo da cultura alternativa, cultura de resistência a um contexto de exceção. Sua fonte de inspiração foi a efervescência política e social do país, que lhe deu um caráter semelhante à charge, no início de sua criação. As primeiras tiras da personagem traziam o grito contra o cerceamento à liberdade de expressão, mas também a crítica às desigualdades sociais e aos costumes conservadores arraigados.

Com a publicação diária nos jornais paraibanos, Maria pôde ser aprimorada no aspecto gráfico e na concepção do humor, passando dos fatos políticos imediatos ao humor intemporal, da contestação política explícita às contradições do quotidiano. Essa transformação no perfil da personagem foi também um reflexo das mudanças no país, com a Abertura política e a redemocratização.

Nesse novo ambiente, que teve seu ápice no início da década de 1980, novas questões viriam à tona. Outros temas se tornariam o enfoque favorito de Maria, como a luta das minorias por afirmação, a solidão nos centros urbanos, os preconceitos diversos. Maria tornou-se uma personagem em mutação, tendo como fio condutor a inquietação frente aos valores estabelecidos.

   Leia mais sobre Maria

Eu sou Maria - vídeo de Matheus Andrade e Regina Behar
Repressão que não está no gibi - Audaci Júnior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos