O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Fevereiro de 2017
   Evento

Semana Nacional de Quadrinhos 2017

Semana Nacional de Quadrinhos 2017 Anualmente a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, realiza a Semana Nacional de Quadrinhos, comemorando o dia do Quadrinho Nacional. Em 2017, a quinta edição do evento aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro, com palestras, exposições, vídeos, lançamento de revistas e sessão de autógrafos. O evento tem a coordenação do arte-educador e quadrinista Hausman Santos, cujo propósito é mostrar que as histórias em quadrinhos continuam sendo apreciadas em todo o mundo e não param de surgir novos títulos de publicações e personagens também no estado.

Na sexta-feira, 27, foram exibidos os vídeo-documentários Eu sou Maria, dos professores Regina Behar e Matheus Andrade, e Traços de vida, de Niutildes Batista. O primeiro traz entrevista com o professor Henrique Magalhães, autor de Maria, em que fala de seu envolvimento com a personagem e seu processo de criação; o segundo mostra a trajetória e a obra do cartunista Luzardo Alves, um dos pioneiros nesta arte na Paraíba, falecido em 2016. Luzardo é o homenageado da Semana Nacional de Quadrinhos. Os vídeos foram cedidos pela Comic House, parceira do evento.

O professor do Departamento de Mídias Digitais da UFPB Alberto Pessoa ministrou palestra no evento. Alberto tem presença marcante no meio dos quadrinhos independentes nacionais e conta com publicações no exterior. Em paralelo, acontece a exposição Entre Páginas, em que se pode ver os traços antigos da personagem Mônica, de Maurício de Sousa; Thanos, de autoria de Mike Deodato; Velta, de Emir Ribeiro; Matrioska, de Gabriel Jardim; Primas, de Alberto Pessoa; Olga, a sexóloga, de Thaïs Gualberto; Maria, de Henrique Magalhães; entre outros.

No domingo, 29, foi a vez do público conhecer os artistas e suas obras, em tarde de autógrafos com os desenhistas Mike Deodato, Emir Ribeiro, Henrique Magalhães, Thaïs Gualberto, Gabriel Jardim, Ricardo Jaime João Vidal e Jack Hebert.

Dia do quadrinho nacional

No dia 30 de janeiro comemora-se o Dia do quadrinho nacional. A data foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Desde então, a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos. O 30 de Janeiro foi escolhido porque nesse dia, em 1869, o ítalo-brasileiro Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense (1868-1875), aquela que é tida como a primeira História em quadrinhos do Brasil: As aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma viagem à Corte.

H. Magalhães, sobre circular de imprensa


Hausman Santos e Henrique Magalhães. Foto: Daniel Rosas
    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos