Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Abril de 2016

   Evento


A Professora Margarete Almeida emocionou a todos com seu depoimento sobre Maria

Tertúlia de emoções

O Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da UFPB e a Gibiteca Henfil do Espaço Cultural realizaram no dia 16 de abril de 2016, entre 16h30 e 19h, a Tertúlia HQ: companheira Maria, reunindo admiradores da personagem icônica dos quadrinhos paraibanos. Além do bate-papo sobre as relações afetivas com a personagem na voz das professoras da UFPB Nadja Carvalho (Mídias Digitais), Regina Behar (História) e Margarete Almeida (Jornalismo), foi aberta a exposição comemorativa aos 40 anos da personagem, transcorridos em julho de 2015.

Na ocasião também foram lançados os livros Eu sou Maria: humor e crítica nos quadrinhos paraibanos, de Regina Behar; e Maria strip... arrepiando na saia, de Nadja Carvalho, editados pela Marca de Fantasia. O primeiro analisa os aspectos políticos e históricos da personagem a partir da série de revistas lançadas no final da década de 1970 e início de 1980; o segundo faz um ensaio poético sobre a evolução da abordagem da sexualidade em Maria, que culmina com o beijo de língua trocado com a personagem Pombinha.

As professoras, fãs incondicionais de Maria, falaram sobre seu encantamento com a personagem e a descoberta de sua força política e crítica guardada no tempo e pouco conhecida pela novas gerações. Foram relatos emocionados sobre o desenvolvimento das pesquisas e reverentes à importância que a personagem teve na formação pessoal de cada uma delas. A participação do público também foi enfática, acompanhada pelo olhar comovido do autor.
Propôs-se a realização de outras tertúlias, movidas pela informalidade e pelo clima de companheirismo que vigorou nessa primeira ocorrência. Os quadrinhos paraibanos agradecem.
HM, fotos de Thaïs Gualberto


A informalidade deu a tônica à tertúlia


Professora Nadja Carvalho fala da sensualidade em Maria


Professora Regina Behar relata sua pesquisa sobre Maria para o Pós-Doutorado na USP


Henrique Magalhães surpreso e gratificado com tanto carinho por sua obra


Exposição retrospectiva de Maria na Gibiteca Henfil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Cartaz da exposição retrospectiva
de Maria

 

 

 

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos