Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com
Tel: 83-998.499.672

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Outubro de 2016

   Evento

Tertúlia HQ tem conversa com
ex-integrantes do Coletivo WC

A Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa, terá mais uma edição do projeto Tertúlia HQ, sábado, 15 de outubro de 2016. Conforme Thaïs Gualberto, da Coordenação de Quadrinhos, ex-integrantes do Coletivo WC se reunirão na Gibiteca Henfil, entre 16h e 18h, para uma conversa sobre a produção dos quadrinistas paraibanos. A entrada é gratuita.

A Tertúlia HQ foi realizada pela primeira vez em 16 de abril de 2016, quando foram homenageados o professor, editor e quadrinista Henrique Magalhães, fundador da Gibiteca Henfil, e sua personagem Maria, que completou 40 anos de existência (com publicações em livros, revistas e jornais). Na segunda edição, houve a presença do quadrinista e humorista Cristovam Tadeu, autor de Lampirão, Ostradamos, Herr Fróide, além de Bartolo, sua mais conhecida criação. Bartolo é um bebum clássico, daqueles que vivem mais no bar que em casa, dando opinião sobre tudo e todos. Na oportunidade, Cristovam conversou sobre a sua obra.

Nesta terceira edição do projeto estarão presentes alguns dos ex-integrantes do Coletivo WC, grupo de quadrinistas paraibanos formado em 2010 (em atividade até 2013). A sigla WC vem da palavra webcomic, termo utilizado para designar histórias em quadrinhos publicadas na internet.

Da internet o grupo resolveu experimentar a edição impressa, lançando primeiro um fanzine e em 2012 a revista Sanitário, numa autoparódia ao nome do coletivo. Além dessa edição impressa, o grupo circulou por festivais e outros eventos, levando a novidade dos quadrinhos paraibanos para outras paragens.

Em 2013 saiu mais uma edição de Sanitário, reunindo ainda mais autores e convidados e mostrando a qualidade profissional da produção, como também o capricho da bela diagramação e capa de Igor Tadeu.

   
As duas edições da Sanitário reuniram os trabalhos do Coletivo WC

Fizeram parte do Coletivo WC os quadrinistas Elias Figueiroa, Igor Tadeu, João Neiva Peregrino, Jorge Elô, Lauro Perazzo, Will Simões, Rodrigo Leão, Samuel de Gois, Thaïs Gualberto, Thiago C.A. Leal, Val Fonseca, Luyse Costa, Henrique Magalhães, Ricardo Jaime, Hindemburgo Rolim, Felipe Spencer e Franklin Fernandes. (Circular de imprensa)

Encontro e camaradagem

A Tertúlia HQ com o ex-membros do Coletivo WC aconteceu no sábado 15 de outubro de 2016 na Gibiteca Henfil, no Espaço Cultural, das 16h às 18h30. Transcorreu num clima de camaradagem e prazer pelo reencontro dos companheiros de luta. Estiveram presentes Thiago C.A. Leal. Lauro Perazzo, João Neiva Peregrino, Thaïs Gualberto, Val Fonseca, Marcelo Soares, Rachel Costa, conforme foto abaixo, mais Henrique Magalhães (atrás da câmera).

Além dos fatos pitorescos que moveram o grupo, as dificuldades de produção e relacionamento, os projetos bem sucedidos e os que ficaram pelo caminho, a reunião serviu para se fazer um balanço da produção artística de cada um e traçar novos projetos, como o lançamento no Social Comics da versão digital da revista Sanitário, que não chegou a ser impressa.

Pensou-se, ainda, na elaboração de outra publicação a partir de edital e com curadoria, com o objetivo de estimular a produção e dar visibilidade aos quadrinhos, sem que isso signifique a retomada do Coletivo WC. Uma reunião ficou programada para novembro, para definir a produção da revista.

A Tertúlia HQ cumpriu sua função de promover um bate-papo informal e cordial sobre os quadrinhos, com autores, editores e demais interessados. HM

 

 

 

 

 

 

 


Chamada à Tertúlia HQ

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos