Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Maio de 2014
Atualizado em fevereiro de 2017

   Eventos


Henrique Magalhães ao lado do painel de Maria

Maria contra a ditadura, em exposição no TRE-PB

Os 50 anos do início da ditadura militar no Brasil continua sendo lembrados por várias instituições por todo o país. Em João Pessoa, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, juntamente com o Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, a Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba e a 12a Semana Nacional de Museus promovem o seminário "Reflexos da ditadura militar na Paraíba: 50 anos depois".

O evento  realizado entre os dias 12 e 30 de maio de 2014 na sede do TRE-PB (av. Princisa Isabel, 201, Centro, João Pessoa) busca refletir sobre esse longo episódio de nossa história e as consequências na política do estado e nacional, bem como na vida cotidiana de todos os cidadãos. Além de depoimentos e mesas redondas com políticos cassados e autoridades do Judiciário, destaca-se, no dia 30 de maio, às 9h30, a mesa temática "Cultura e resistência", que tem como palestrantes a atriz Zezita Matos, o teatrólogo Alarico Correia Neto, o jornalista Gonzaga Rodrigues e o advogado e documentarista Expedito Pedro Gomes, mediados pelo jornalista e escritor Walter Galvão.

Outro aspecto importante do evento é a performance teatral encenada pelo grupo Cenário Eleitoral, formado por servidores do TRE, com direção de Daniel Porpino. O trabalho faz um painel da repressão dos anos de chumbo e as ações civis de resistência.

Visando fazer uma retrospectiva de personalidades e ações de crítica e mobilização contra a ditadura na Paraíba, foi montada uma exposição com banners dirigida principalmente para o público estudantil. Entre os painéis encontra-se um dedicado às histórias em quadrinhos do estado, representadas pela personagem "Maria", de Henrique Magalhães. "Maria" foi criada em 1975, sendo publicada em jornais locais e revistas independentes. A personagem abordou a situação política de forma crítica, fazendo eco às inquietações do autor e de toda a sociedade.


Tiras de Maria publicadas na década de 1970

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Maria
Personagem de Henrique Magalhães mostra a cara da ditadura

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos