Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Outubro de 2014
Atualizado em fevereiro de 2017
   Evento


A importância dos quadrinhos na formação do leitor

A iniciação à leitura de quase todos se dá pelas histórias em quadrinhos na mais tenra infância. Seduzidos pela imagens simples e caricaturais, além de realçadas por forte colorização, os quadrinhos vão formando seu público pela linguagem icônica, difundindo a leitura antes mesmo da alfabetização. A partir daí, ler se torna uma grande diversão ao mesmo tempo em que se vai aprendendo os sentidos do texto com suas expressões, onomatopeias e balões.

Para discutir o tema, o projeto Espaço HQ, lançado pela Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego - Funesc, de João Pessoa, promoveu no dia 19 de outubro de 2014 a mesa-redonda "A importância dos quadrinhos na formação do leitor". A sessão ocorreu entre 15h e 18h na sede da Fundação, com a participação de quadrinistas, professores e apreciadores dessa arte.

A mesa foi composta por Janúncio Neto, um dos fundadores e professor do grupo Made in PB; Keliene Christina, professora de História e pesquisadora de quadrinhos; e Paloma Diniz, quadrinista e também professora do Made in PB. A apresentação ficou a cargo de Lau Siqueira, presidente da Funesc e a intermediação pela quadrinista Thaïs Gualberto, coordenadora do projeto.

A participação do público foi intensa, com muitos depoimentos e questões dirigidas à mesa. Realçou-se a importância de se estimular não só a produção de quadrinhos no estado, que já tem tradição na área, mas a discussão sobre suas possibilidades artísticas e educacionais. Como consequência do evento, a professora Ana Elvira Steinbach propôs a realização de outro debate no Centro de Educação da UFPB juntamente com o Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, para ampliar a discussão.

O projeto Espaço HQ teve início em outubro de 2014 com o "Laboratório de Quadrinhos", ministrado por Thaïs Gualberto. O objetivo é manter uma programação permanente com reuniões mensais e atividades voltadas à formação e estímulo às histórias em quadrinhos.

Henrique Magalhães

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço HQ, projeto de produção
e difusão dos quadrinhos

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos