Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Dezembro de 2014
Atualizado em fevereiro de 2017

   Personagens - Maria


Eu sou Maria

Documentário de Matheus Andrade e Regina Behar sobre Maria, personagem de tiras humorísticas criada pelo cartunista paraibano Henrique Magalhães, em 1975. Os diretores buscam revelar a relação do autor com a personagem, sua importância histórica como intervenção de humor crítico nos jornais do estado.

O filme faz parte do projeto de pós-Doutorado de Regina Behar, em desenvolvimento na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, que trata da trajetória da personagem como reflexão sobre o contexto histórico e político do país, em particular nos anos 1970, período da ditadura militar.

No filme Henrique revela aspectos de seu processo criativo, a elaboração das tiras, a simbiose que faz com que autor e personagem se desenvolvam de forma indissociável. Maria foi publicada por décadas na imprensa e continua saindo em revista própria pela editora Marca de Fantasia. Sua característica é a espirituosidade de suas tiras, inspiradas em situações quotidianas, na política, nas relações interpessoais.

Eu sou Maria foi lançado em setembro, no Primeiro Bananeiras Mostra Cinema, em Bananeiras, Paraíba, e no Fest-Aruanda, em 14 de dezembro de 2014 em João Pessoa.

Eu sou Maria
Doc., 11min, p&b, 2014, Joao Pessoa, PB.
Direção, produção e roteiro: Matheus Andrade e Regina Behar.
Pesquisa: Regina Behar.
Direção de fotografia: Matheus Andrade.
Edição: Thiago Andrade.
Trilha sonora: Tuca Andrade.

O vídeo está disponível no You Tube em http://youtu.be/SldSiLs_ma8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos