Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Atualizado em fevereiro de 2017
   Eventos


Exposição de cartuns e caricaturas de William Medeiros

Dia do Quadrinho Nacional é comemorado na Paraíba

No dia 30 de janeiro comemora-se em todo o Brasil o “Dia do Quadrinhos Nacional” em homenagem a Angelo Agostini, pioneiro dessa arte no país. Agostini foi um italiano radicado no Brasil que atuou intensamente na imprensa do Rio de Janeiro no século XIX. Em 30 de janeiro de 1869 imortalizou-se com a publicação de “Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”, primeira HQ nacional.

Para o cartunista Bira Dantas, “Agostini foi um artista gráfico genial e, além de ter criado a primeira HQ, fundou os mais importantes jornais do Brasil na época (Diabo Coxo, O Cabrião, Revista Illustrada) e colaborou com inúmeros outros (O Mosquito, Vida Fluminense, Tico-Tico). Suas charges refletiam a situação política e cultural com humor acurado e eram lidas e discutidas por todos” (Mundo HQ).

Na Paraíba, pelo terceiro ano consecutivo, o quadrinista Hausman Santos organiza uma semana de palestras, exposições, exibição de filmes, oficinas e lançamentos de publicações em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, refletindo e reforçando a importância da produção local para o desenvolvimento dos quadrinhos no país. O evento aconteceu entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2014 na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, com acesso gratuito.

Destacou-se na programação a palestra de Rodrigo Bezerra sobre “Educação Financeira – Quadrinho”, em parceria com o Sebrae Paraíba, como parte da HQ realizada em parceira com o também desenhista Miguel Rude. Além dos filmes de animação japoneses e de super-heróis, foram exibidos os documentários com os quadrinistas paraibanos Luzardo Alves e Shiko. Além de exposições com a obra dos autores locais, apresentou-se, também uma exposição de quadrinhos de autores do Rio Grande do Norte, pelas mãos do quadrinista Luiz Elson.

No domingo, 2 de fevereiro, aconteceu o lançamento de publicações dos quadrinistas Ricardo Jaime (Artbook e Expedito), William Medeiros (Traços de Trinta), Henrique Magalhães (Maria Magazine), Emir Ribeiro (Velta), Jack Herbert (Coffe Time) e Alberto Pessoa (Medo!), fechando a programação.

O afluxo do público ao evento mostra a importância desse tipo de promoção para a formação de jovens desenhistas, que descobrem a arte feita no estado e conhecem pessoalmente seus autores. Sem dúvida, além de marcar uma data tão importante para os quadrinhos do país, abre-se perspectivas para o despertar de novas gerações de criadores.

Henrique Magalhães


Emir Ribeiro com sua cria, Velta


Alberto Pessoa, autor do álbum Medo!, desenhando para os admiradores


Mesa de lançamento de publicações. Da esquerda para a direita, Ricardo Jaime, Alberto Pessoa, Henrique Magalhães e Jack Herbert


William Medeiros, fazendo demonstração de sua arte

 

 

 

 

 

 


Hausman Santos (esq.),
organizador do evento

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos