Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Autores

Jailson Barros

Como quase todas as crianças, desde cedo Jailson de Barros Souza começou a desenhar, inspirado no universo dos personagens de Maurício de Sousa, Ziraldo e Quino. Seguindo o exemplo de Maurício de Sousa, foi buscar na irmã e nos amigos a inspiração para a criação de seus primeiros personagens, entre as décadas de 1980 e 1990, para os quais dedicou revistas artesanais coloridas à mão.

Algo marcante em sua trajetória artística, com apenas 12 anos, foi a visita ao jornal A União, de João Pessoa, em 21 de agosto de 1990, que lhe rendeu uma página inteira no jornal. Em seguida, seu trabalho foi também divulgado pela TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na cidade, o que trouxe grande repercussão ao seu trabalho. Com esse estímulo, passou a editar pequenas revistas em fotocópias, com seu universo particular.

Nascido em Bayeux, cidade da área metropolitana de João Pessoa, em 1994 Jailson ganhou uma bolsa de estudos para estudar na capital. No Colégio Arquidiocesano Pio XII era convocado a elaborar cartazes, convites e capas dos trabalhos dos alunos. Foi lá que começou a dar vida a sua principal obra, o personagem Eu, com o qual refletia suas inquietações juvenis. Numa mostra de arte realizada pelo colégio, a diretoria bancou a tiragem de 500 exemplares de sua revista, que foi distribuída entre alunos e professores.

Visando novas perspectivas para a vida, partiu para o Rio de Janeiro em 1997, onde foi trabalhar como repositor em um supermercado. O sonho dos quadrinhos ficou suspenso por um tempo, mas não muito. Logo Jailson ascendeu a função de cartazista e foi convidado a criar a mascote – Champinho – da rede de supermercados, com a qual foram produzidas revistas em quadrinhos.

Em 2003 volta a Bayeux e começa a trabalhar com afinco em seu personagem Eu. Esse trabalho resultou no lançamento, 10 anos depois, da revista Eu & outros personagens, ocorrido no dia 18 de julho de 2013 na Livraria do Luís, em João Pessoa. Segundo o autor, Eu é um personagem inacabado, na busca por respostas, num mundo encantado da imaginação. Com essa definição, Jailson convoca os leitores a construir juntos sua obra.

Henrique Magalhães
A partir da apresentação de Eu & outros personagens, por Jailson Barros. João Pessoa: Jailson Barros edições/Sal da Terra, 2013. 36p. ISBN 978-85-8043-230-5.

Contatos de Jailson: https://www.facebook.com/#!/jailson.barros.908?fref=ts eujailsonbarros@gmail.com

 

 

 

 


Jailson de Barros Souza


Eu & outros personagens,
de Jailson Barros

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos