Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Autores

Archidy Picado Filho

Achidy Picado Filho nasceu em João Pessoa, PB, em 1961. Filho e neto de artistas, desde muito cedo se dedicou às Artes Plásticas, à Música e à Literatura. Iniciou sua carreira artística aos 14 anos, como desenhista de histórias em quadrinhos, posteriormente dedicando-se às artes visuais de modo geral. Ministrou cursos de Iniciação ao Desenho Artístico e ganhou prêmios em salões e concursos. Apaixonado pela Arte em suas várias expressões, no fim dos anos 1970 realizou experiências com animação em bitola Super-8. Esteve entre os da primeira equipe de trabalho da TV Paraíba, filiada à Rede Globo, na cidade de Campina Grande (PB).

Além de também ser músico compositor arranjador – tendo participado de vários CDs e shows – Archidy tem vários livros de contos, romances e comentários publicados, além de ser articulista e poeta colaborador nos sites Recando das Letras, Facebook, Orkut, Cronópios e Duplipensar com o comentário A arte do mal, entre outros. Atualmente (2013), exerce a função de Coordenador de Literatura e Memória Cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc.

Nos quadrinhos, Archidy começou publicando tiras no suplemento O Pirralho, do jornal oficial do estado da Paraíba, A União. Eram tiras soltas, sem personagem nem série fixas, mas que traduziam a visão de mundo do jovem artista. Em 1997 passou a publicar a série Escola de ladrões, no jornal O Norte, de João Pessoa, mas não produziu mais que três dezenas de tiras. Nessa série, Archidy aborda os bastidores do mundo do crime, numa sátira aos conflitos éticos e sociais do cotidiano.

Contatos: archidy@ibest.com.br

 

 

 

 

 

 


Archidy Picado Filho


Caricatura de Archidy, por William

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos